NR 10

Carga horária: 40 horas

Sábado: 8:00 ao 12:00

Segunda e Quarta: 7:00 ás 9:00

Duração: 03 meses

03 parcelas de R$ 110.00 (Boleto ou cartão)

 

APRESENTAÇÃO

 

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. 
Ela se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

O novo texto da Norma Regulamentadora Nº 10, instituída através da portaria nº 598 de 08 de dezembro de 2004, atual Ministério do Trabalho e Emprego.

A inovação da Convenção Coletiva de Segurança e Saúde no Trabalho do Setor Elétrico no Estado de São Paulo foi a criação de treinamento específico em aspectos de Engenharia de Segurança e Saúde no Trabalho, definindo tópicos e duração mínima, cujo teor foi reforçado no texto da NR 10.

Eletricidade: fenômeno que escapa aos nossos sentidos, percepção apenas de suas manifestações exteriores.

Conseqüência da “invisibilidade”: exposição à situações de riscos ignoradas ou subestimadas.

Objetivo deste material: é permitir ao trabalhador o conhecimento básico dos riscos a que se expõe uma pessoa que trabalha com instalações ou equipamentos elétricos, incentivar o desenvolvimento de um espírito crítico que lhe permita valorar os riscos.

O treinamento é dirigido à prevenção de acidentes: e em nenhuma hipótese vai substituir treinamentos voltados à execução de tarefas específicas, permitindo, ao trabalhador ampliar sua visão, garantindo sua segurança e saúde.

A geração, transmissão e distribuição de energia elétrica apresentam riscos diferenciados em relação ao consumidor final.

A Metodologia de análise de riscos é de fundamental importância para a avaliação crítica das condições de trabalho.

Com a evolução das tecnologias disponibilizadas à sociedade, cabe ao trabalhador que atua no Sistema Elétrico de Potência, observar e praticar os 3 procedimentos relativos à prevenção de acidentes, pois como se diz no ambiente laboral:

CONTEÚDO

Corrente Elétrica, Tensão Elétrica, Resistencia Elétrica, Leis de Ohm, Circuitos Elétricos, Introdução e Segurança com Eletricidade, Riscos em Instalações e Serviços com Eletricidade, Medidas de Controle do Risco Elétrico, Rotinas de Trabalho e Procedimentos, Normas Regulamentadoras, Apresentação e NR_10.

Todo os cursos